💉A ozonioterapia pode ajudar nas dores lombares?✔referência científica.Ebook.

 


1- Existe alguma pesquisa científica com o uso de ozônio nas dores lombares?

Numa pesquisa, estudiosos italianos procuraram observar como o tratamento com o ozônio pode impactar na saúde humana, juntamente com outros tratamentos, no qual um deles seria o tradicional opioide, que normalmente é usado no tratamento da dor lombar que envolve nervos e hérnia de disco e ainda outro produto que vem sendo utilizado mais recentemente que é o ácido alfa-lipóico.

Eles observaram nos resultados que houve uma significativa redução do uso de opioides nos pacientes que utilizaram o ozonio de forma complementar. 


2- O que eles buscavam saber nessa pesquisa a respeito do uso de ozonioterapia nas dores lombares?


Nessa pesquisa ocorrida num Hospital da Itália, pesquisadores quiseram saber se é: 

👉vantajoso usar a combinação de suplementos nutracêuticos juntamente com a mistura de oxigênio-ozônio.

Nesse estudo eles ainda se propuseram:
👉saber se esse tratamento poderia reduzir a incapacidade e contribuir para os efeitos dos medicamentos em pacientes com dores lombares com compressão da raiz do nervo espinhal, onde os pacientes sentem muita dor, dormência ou fraqueza nas nádegas e nas pernas.


3- Por que eles resolveram estudar esse tipo de problema de dores lombares com compressõa da raiz do nervo espinhal?

🔊Porque essa disfunção é muito impactante pois o paciente sente muita dor, dormência e fraqueza nas nádegas e nas pernas.

4- Como eles organizaram e correu a pesquisa?

Eles organizaram a pesquisa do seguinte modo:

🚩Participaram 62 pacientes diagnósticas com dores lombares com compressão do nervo e hérnia de disco que foram divididos em 4 grupos.

Grupos

Número de Pacientes

Tratamento  

Grupo A

16 

Terapia farmacológica convencional   

Grupo B

15 

Terapia farmacológica + Suplementos nutracêuticos

Grupo C

15  

Terapia farmacológica + Terapia O2-O3 (Ozonioterapia)  

Grupo D

15 

Terapia farmacológica + Suplementos + Terapia O2-O3  




Todos os pacientes que participaram do estudo foram avaliados:
👉- no início do estudo,
👉- 2 semanas depois
👉- 4 semanas após o início do tratamento

🔊Todos foram observados desde o início até o final do tratamento que durou 4 semanas.

5- O que os pesquisadores descobriram com os resultados da pesquisa?


Após realizado o estudo foi avaliado todos os parâmetros clínicos eles concluíram que:

🚩os resultados da pesquisa se mostraram muito favoráveis para o uso de tratamento farmacológico juntamente como nutracêuticos e a mistura de gases de oxigênio com ozônio   pode ajudar a reduzir a farmacologia e evitar a progressão da lesão nervosa.🚩

🔊Eles ainda esclareceram que esse tipo de lesão lombar com envolvimento dos nervos e hérnia de disco lombar é muito incômodo no paciente, que se manifesta por uma dor que irradia para as pernas com dormência ou formigamentos e fraqueza motora.

🔊Explicam também que na atualidade os tratamentos conservadores envolvem terapia analgésica, anti-inflamatórios, analgésicos opióides, corticosteróides, relaxantes, antidepressivos e anticonvulsivantes.

🔊Ainda alertam que a eficácia e a tolerância desses medicamentos usados nesse tipo de problema de saúde não estão bem estabelecidas e não há recomendações gerais e claras para se tratar de maneira eficaz por isso as dores lombares que envolve os nervos e hérnia de disco são de grande preocupação pois pacientes continuam sofrendo no vale de dor e angústia.

                                   

6- Como os pesquisadores explicam que o ozonio atua no organismo aliviando a dor?


🚩Em termos fisiológicos eles afirmam que o que se sabe a respeito desse problema de saúde é que quando ocorre a lesão neuropática:
👉- desenvolve estresse oxidativo local
👉- ocorre a ativação da inflamação de todo o nervo
👉- reduz a circulação nervosa que leva a dor e perda de funcionalidade da condução nervosa.

🚩Eles esclareceram também que o ácido alfa-lipóico foi proposto recentemente para tratar pacientes com lesões nervosas, pois apresenta poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias na neuropatia diabética.

O protocolo tanto para os pacientes que receberam o tratamento com o 
ozônio foram os mesmos:

Quantidade de injeções

8 injeções intramusculares de ozônio que ocorreram 2 vezes por semana durante as 4 semanas de observação. 



Local da Aplicação do Ozônio

A injeção de ozônio intramuscular foi administrada nos músculos paravertebrais no local afetado na concentração, aplicadas a 2 cm de distância dos processos espinhosos para assegurar que nenhum vasos fosse atingido

Concentração de Ozônio

A concentração de ozônio era de 15 μg/mL obtida por meio de um aparelho gerador de ozônio.



Eles comentaram que o estudo apresentou algumas limitações por conta da quantidade de participantes ainda ser considerada pequena e que ainda não tinham realizado avaliações dos resultados a longo prazo.

7- Quais dicas os pesquisadores deram para novos estudos com ozônio?

Ainda deram a dica para estudos futuros  que poderiam ser incluídos outro tipos de grupos de participantes que realizassem tratamentos como:
👉- a fisioterapia,
👉- antiinflamatórios
👉- paracetamol

🚩Para que a comunidade científica  possa entender melhor os resultados do uso de ozônio em conjunto com tratamentos convencionais.

🔊Eles finalizaram o trabalho recomendando novos estudos de ensaios clínicos com um maior número de participantes e com observação dos resultados em longo prazo.

8- Quais as conclusões finais dessa pesquisa a respeito do ozônio no combate as dores lombares?


👍Esses pesquisadores italianos consideraram que os pacientes tratados com ozonioterapia foi com sucesso, que o ozônio é capaz de auxiliar a reduzir os sintomas e evitar a evolução da lesão nervosa.👍

👀Eles revelaram que notavelmente a porcentagem de pacientes que necessitam de opióides foi significativamente menor para quem fez uso da terapia com ozônio.

Os opióides são substâncias usadas para alívio da dor, em diferentes grupos de tratamento.

Aqui estão os detalhes da porcentagem de pacientes que precisaram de terapia adjuvante com opióides em cada grupo:

- Grupo A: 60% dos pacientes precisaram de opioides como tratamento adicional.
- Grupo B: 40% dos pacientes precisaram de opioides como tratamento adicional.
- Grupo C: 20% dos pacientes precisaram de opioides como tratamento adicional.
- Grupo D: 25% dos pacientes precisaram de opioides como tratamento adicional.

🚩Portanto, pode-se observar que a necessidade de tratamento com opióides variou consideravelmente entre os grupos de tratamento, com as menores porcentagens nos grupos que receberam terapia O2-O3 (grupo C) e a combinação de terapia O2-O3 com suplementos nutracêuticos (grupo D).

🚩Isso sugere que a terapia O2-O3 pode ter desempenhado um papel na redução da necessidade de opioides para o alívio da dor em comparação com outros grupos de  tratamento.


Ozônio e suas aplicações sistêmicas. (Ozonioterapia e Você)


A autora enfermeira Flávia Funes traz para você nesse livro diretrizes e protocolos de Madri para aplicação sistêmica do ozônio de forma segura e eficaz. Para que seu trabalho fique mais profissional e com qualidade. Você vai poder oferecer a melhor resposta terapêutica qualidade de vida, saúde e bem estar. Obs: Esse produto não substitui o parecer profissional.Sempre consulte um profissional da saúde para tratar de assuntos relativos a saúde.”

         

🔊Conclusão:
Como na  fisiologia da doença ocorre o desenvolvimento de estresse oxidativo local, ocorre também a ativação da inflamação de todo o nervo e redução da circulação nervosa que leva a dor e perda de funcionalidade da condução nervosa e o ozonio tem como propriedade reduzir o estress oxidativo e a inflamação e melhora da circulação então esses fatores podem estar envolvidos na melhora dos pacientes e consequentemente na redução da quantidade de opioides durante o tratamento. 

Referências Bibliográficas:

VETRANO, Mario; LATINI, Eleonora; BONASIA, Giulia; PETROSELLI, Ludovica; MAZZOLA, Melissa; MUSA, Francesca; SANTOBONI, Flavia; TRISCHITTA, Donatella; SVEVA, Maria Nusca; VULPIANI, Maria Chiara. α-Lipoic Acid, Palmitoylethanolamide, Myrrh, and Oxygen-Ozone Therapy Improve Pharmacological Therapy in Acute Painful Lumbosacral Radiculopathy due to Herniated Disc. 2023. Disponível em: https://www.painphysicianjournal.com/current/pdf?article=NzcwMg%3D%3D&journal=153. Acesso em: 8 ago. 2023.






Post a Comment

Portal de Bem Estar
Portal de Bem Estar