🥦O que é Detox?

 


Detox é uma palavra que é frequentemente usada para se referir a um processo de desintoxicação ou limpeza do corpo. 

O corpo naturalmente realiza esse processos de desintoxicação por meio de eliminação de resíduos sólidos e líquidos, como no caso das fezes, urina e suor.

Mas por conta do excesso de:

  • gorduras, 
  • sal, 
  • açúcares, 
  • produtos químicos.

O acúmulo desses produtos presentes nos alimentos e até na água são agravados quando não eliminarmos o suficiente por conta da prisão de ventre e acúmulos de líquidos que observamos  nos inchaços corporais, no excesso de peso e nos casos de acúmulos de pedras localizadas no fígado, vesícula e rins.

O corpo acumula gordura e toxinas ao longo do tempo, e que estas toxinas precisam ser eliminadas para manter a saúde e bem-estar.

Existem muitos tipos diferentes de programas "detox", que variam desde dietas restritivas a suplementos e terapias naturais.

Alguns programas promovem a desintoxicação geral do corpo, enquanto outros se concentram em órgãos específicos, como o fígado ou os rins.

Cada vez mais profissionais da saúde se interessam por esse tipo de serviço por conta da procura por parte dos clientes

É muito importante saber orientar e acompanhar o cliente que faz esses procedimentos. 

Bem como ter uma boa formação profissional com quem entende do assunto evitando dietas da moda.

 1- Quais os tipos de dietas detox?

Existem vários tipos diferentes de dietas detox, cada um com suas próprias restrições alimentares e recomendações. 

Algumas das dietas "detox" mais comuns incluem:

  1. Dieta de suco: 
Envolve o consumo exclusivo ou principalmente de sucos de frutas e vegetais por um período de tempo limitado, com o objetivo de fornecer ao corpo uma grande quantidade de nutrientes e eliminar toxinas.
  1. Dieta de desintoxicação do fígado: 
Esta dieta se concentra em ajudar o fígado a se livrar de toxinas, promovendo o consumo de alimentos que suportam sua função, como frutas, verduras, nozes, grãos integrais e gorduras saudáveis.
  1. Dieta de desintoxicação de alimentos crus: 
Esta dieta envolve o consumo exclusivo de alimentos crus, como frutas, verduras, nozes e sementes, com o objetivo de fornecer ao corpo nutrientes vitais e promover a eliminação de toxinas.
  1. Dieta de monodieta: 
Esta dieta envolve comer apenas um tipo de alimento por um período de tempo limitado, como frutas ou arroz integral, com o objetivo de simplificar a digestão e ajudar o corpo a se concentrar na eliminação de toxinas.


2- As dietas detox oferecem só vantagens?

Cada dieta de desintoxicação tem suas próprias vantagens e desvantagens, e algumas podem ser mais eficazes do que outras dependendo das necessidades e objetivos individuais.

Além disso, é importante ter em mente que algumas dietas podem ser restritivas demais, o quadro do cliente tem de ser bem avaliado e acompanhado e ter realizado exames médicos, para se ter certeza que a dieta, vai ser benéfica e que está sendo seguida de forma adequada, por isso é sempre uma boa ideia procurar com um profissional de saúde experiente para acompanhar o processo da dieta.

3- O que pode ser confundido com detox que pode prejudicar sua saúde?

 Algumas coisas que são comercializadas como "desintoxicação" ou "detox" podem na verdade ser perigosas ou prejudiciais à saúde, e é importante fazer a diferenciação.

Algumas dessas coisas incluem:

  1. Dietas muito restritivas: Algumas dietas de desintoxicação são muito restritivas e nem todas pessoas estão preparadas para fazer uma dieta com restrições, pois toda mudança deve ser feita de forma gradual para evitar os impactos e aos abalos emocionais.
  2. Tempo Prolongado: Alguns programas de suco de desintoxicação por períodos prolongados de tempo e existem pessoas dependentes de comidas viciantes que podem sofre com a restrição, é preciso saber acompanhar, orientar e conhecer bem o estado de saúde do cliente.
  3. Desintoxicação do cólon: Algumas terapias de desintoxicação do cólon envolvem a inserção de aparelho de limpeza do cólon no reto, é preciso ser feito com orientação correta e saber se o cliente está com sua saúde capaz de fazer a terapia, pois existem contra indicações e o cliente precisa ser bem orientado com relação a alimentação que não deve fazer após a terapia e é necessário cuidados precisos, para não venha a ocorrer lesões, infecções ou outros problemas de saúde.
  4. Suplementos de desintoxicação: Alguns suplementos de desintoxicação podem conter ingredientes perigosos ou potencialmente tóxicos que podem prejudicar a saúde se consumidos em grandes quantidades e até mistura de ervas denominadas detox que não se tem certeza das ervas envolvidas, pois só um especialista em plantas medicinais pode orientar as plantas adequadas para cada caso dos clientes.
Aproveite e conheça os Cursos de Fitoterapia e Dietoterapia disponíveis na nossa plataforma Portal de Bem Estar.

Um forte abraço!

Post a Comment

Portal de Bem Estar
Portal de Bem Estar