🍎Como a autofagia evita as doenças neurodegenerativas?

 

1- O que é autofagia?

A autofagia é um processo catabólico celular que dá origem à degradação de componentes da própria célula utilizando os lisossomas.

Os Lisossomos são organelas presentes dentro das nossas células. 

Os lisossomos são repletos de enzimas que agem degradando diferentes moléculas, como proteínas e fosfolipídios.

Essas estruturas estão relacionadas com o processo de digestão intracelular, sendo capazes de garantir a digestão de materiais capturados no meio extracelular.

A autofagia tem sido estudada como um 👉mecanismo fisiológico importante para a prevenção e o tratamento de doenças neurodegenerativas, como:

  • a doença de Alzheimer 
  • a doença de Parkinson.

Em doenças neurodegenerativas, o acúmulo de proteínas anormais pode levar à formação de agregados tóxicos que danificam as células cerebrais.

2- O que pode ajudar a autofagia?

A autofagia pode ajudar a:

  • prevenir a formação desses agregados,
  • eliminar as proteínas anormais que já se acumularam no cérebro,
  • prevenir o estresse oxidativo, que é outro fator importante na patogênese das doenças neurodegenerativas.

O estresse oxidativo é um fator muito importante na patogênese das doenças neurodegenerativas e ocorre quando há um desequilíbrio entre:

  • a produção de espécies reativas de oxigênio 
  • a capacidade do organismo de neutralizá-las.

3- Quem descobriu esse processo de autofagia?

A autofagia foi descoberta pela primeira vez na década de 1960, mas sua importância fundamental só foi reconhecida após a pesquisa de Yoshinori Ohsumi nos anos 90.

"O que descobrimos é que ela protege contra doenças como Parkinson, Huntington e certas formas de demência", disse Rubinsztein.

O Dr Yoshinori Ohsumi levou o prêmio nobel da medicinal por conta dessa pesquisa sobre reciclagem da célula. Ele mostrou que a autofagia é um mecanismo de digestão das células, elas se auto digerem.

 

Jejum intermitente: Benefícios, etapas e autofagia

Este livro explora a eficácia do jejum intermitente para limpar o corpo e perder gordura abdominal, destacando seus benefícios, como melhoria do sono, autofagia e uma nutrição mais saudável. Além disso, aborda erros comuns cometidos ao iniciar uma dieta ou período de jejum, oferecendo dicas essenciais para maximizar os resultados. Uma leitura imperdível para quem busca compreender e otimizar os benefícios do jejum intermitente. Não espere, adquira essa valiosa informação agora!

Post a Comment

Portal de Bem Estar
Portal de Bem Estar