É possível fazer o uso indiscriminado da ozonioterapia na saúde?
Em 2023 foi aprovado por meio de uma Sansão a lei que regulariza o uso da ozonioterapia.
A pergunta que todos fazem e muitos temem.
Será a ozonioterapia segura para ser usada?
Seria o Lula louco em permitir e legalizar tal gás potencialmente perigoso?
Será que existem pesquisas suficientes para regulamentar?
1- Existem estudos científicos sobre o uso de ozônio?
Após realizar uma pesquisa em duas plataformas, pubmed e Google acadêmico, foi observado existem algumas pesquisas com esse tema.
Na plataforma Pubmed, a principal plataforma de pesquisa médica apareceram 4170 resultados com a palavra ozone therapy, desde o ano de 1987 até o ano de 2023.
Quero apresentar nesse blog o comentário a respeito de cada uma desses pesquisas e convidar o leitor a entender juntos se realmente o ozonio faz bem a saúde ou se pode ser potencialmente perigoso.
O conselho de Medicina reclama que não existem evidências firmemente seguras para o uso por profissionais médicos.
Mas é muito importante considerar que uma terapia de características complementar, possivelmente não é uma prática médica, pois ela atua mais na promoção de Bem Estar do que na prevenção de doenças.
Em pesquisas ela tem mostrado o seu poder potencializador de vários tipos de tratamentos, mas ela não se mostra como substituta de nenhum tipo de tratamento farmacêutico.
Vários outros conselhos profissionais de saúde já reconheceram as pesquisas que já ocorrerem na comunidade científica.
Muitas pesquisas tem mostrado validade no uso, como forma de demonstrar seu potencial efeito benéfico como tratamento de inflamações, dores, cicatrização e fortalecimento da imunidade.
No Brasil, alguns conselhos profissionais aprovaram o uso da ozonioterapia como parte das práticas clínicas de determinadas áreas da saúde.
2- Quais conselhos profissionais já reconheceram o ozônio como terapia?
1. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO):
O COFFITO reconhece a ozonioterapia como prática integrativa na Fisioterapia e aprovou o uso da técnica como parte do escopo de atuação dos fisioterapeutas. No entanto, é importante respeitar os limites e diretrizes estabelecidos pelo conselho.
2. Conselho Federal de Odontologia (CFO):
O CFO também reconhece a ozonioterapia como um procedimento odontológico e permite seu uso por dentistas. A ozonioterapia pode ser utilizada em tratamentos como desinfecção de cavidades dentárias, tratamento de infecções bucais e acelerar a cicatrização de feridas após procedimentos.
3. Conselho Federal de Biomedicina (CFBM):
O CFBM reconhece a ozonioterapia como procedimento realizado por biomédicos, dentro de suas competências, desde que observadas as normas e regulamentações do conselho.
4. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN):
O COFEN permite o uso da ozonioterapia por enfermeiros, desde que estes tenham formação adequada na técnica e estejam capacitados para realizá-la de forma segura e ética.
5. Conselho Federal de Farmácia (CFF):
O CFF reconhece a ozonioterapia como um procedimento farmacêutico, desde que o profissional farmacêutico tenha capacitação e conhecimento adequados sobre a técnica.
3- Qualquer profissional da saúde pode fazer ozonioterapia?
É fundamental que os profissionais estejam devidamente capacitados e atualizados sobre os aspectos científicos, técnicos e de segurança da ozonioterapia.
Muitas pesquisas já foram feitas do seu uso no combate à vírus fungos e bactérias inclusive alguns em casos de covid-19.
O mecanismo de ação é simples e sua atuação no organismo gera poucos efeitos deleterios.
Postar um comentário