💉A ozonioterapia é arriscada para a saúde?✔ com referência científica. Ebook.


A ozonioterapia é arriscada para a saúde?



Para entendermos como o ozônio pode impactar na saúde humana precisamos entender o é esse gás e o que é o oxigênio. Saber como esses gases atuam no meio ambiente e como eles impactam a saúde humana, para depois falarmos se o ozônio é prejudicial ou não a saúde e a vida na Terra. 

É um assunto complexo e extenso, por isso vou escrevendo por perguntas e respostas para facilitar a compreensão. 


Espero que possa ajudar o leitor a saber um pouco mais sobre o assunto. 

1- O que é o gás ozônio?

O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio, um gás triatômico, o que significa dizer que consiste em 3 átomos de oxigênio ligados entre si (O3)

2- O que é oxigênio?

O oxigênio é um gás produzido naturalmente pela natureza e faz parte dessa mistura de gases que respiramos. 

Ele é  formado por apenas 2 átomos de oxigênio. Ele compõe 21% do gás respiratório da atmosfera terrestre. 

3- Para que serve o oxigênio?

O oxigênio serve para produzir energia no nosso organismo. Sem o oxigênio nossas células não produziriam energia, pois o oxigênio é necessário para o processo de respiração da célula e serve para quebrar as moléculas de glicose e consequentemente gerar energia, que dá capacidade ao nosso corpo de se movimentar, nosso cérebro funcionar e nossos órgãos manterem a atividade metabólica.

4- Como nosso corpo assimila o oxigênio?

Quando inalamos o ar,  ele entra nos pulmões, daí segue para o sistema circulatório e logo  é assimilado pelas células através do sangue e junto com outros nutrientes produz energia para ser gasta nas diversas atividades orgânicas. 

5- Como o oxigênio é utilizado como terapia na saúde?

A descoberta do oxigênio é atribuída a uma série de cientistas no século XVII, mas apenas no século XX que começaram a usar o oxigênio nos hospitais à medida que os avanços na compreensão da fisiologia humana e da medicina permitiram a utilização controlada desse gás para o tratamento de pacientes e finalmente foram descobertos as diferentes  formas de utilização médica, sendo hoje usado amplamente em hospitais no mundo todo, como tratamento médico em ventilações mecânicas pulmonares, em processos  administrativos de anestesias cirúrgicas.

O oxigênio é utilzado em situações hospitalares e de emergência como insuficiência respiratória aguda, intoxicação por monóxido de carbono, choque e outras situações clínicas.

A oxigenação do paciente é crucial como tratamento complementar no atendimento hospitalar. Sem ele muitas vidas poderiam ser perdidas, como foi no caso da pandemia de Covid-19, que houve uma falta de oxigênio em vários hospitais no mundo. 

6- O ozônio é produzido na natureza?

A natureza produz naturalmente ozônio em camadas mais altas da atmosfera. 

Ele é gerado de duas formas na natureza: quando as moléculas de oxigênio são expostas às energias criadas pela natureza como a radiação solar ultravioleta , os raios UV,B e durante descargas elétricas durante as tempestades,  os conhecidos raios que são gerados quando ocorre choque entre as nuvens.
Todos os dias quando os raios do sol incidem sobre a Terra a natureza gera ozônio para proteger o nosso planeta da luz intensa do sol, sendo considerado o gás protetor do Planeta. 

Muito se fala do buraco da camada de ozônio e a falta de ozônio pode prejudicar o nosso planeta, pois sem esse gás o planeta pode sofrer vários efeitos adversos que podem prejudicar todo a vida na Terra, pois não poderá absorver a radiação ultravioleta e surgi o aumento excessivo da radiação provocando aumento de casos de câncer de pele, cataratas oculares, enfraquecimento imunológico e muitos danos nos ecossistemas aquáticos , das plantas marinhas da cadeia alimentar marítima. 

6- A falta de ozônio ambiental pode prejudicar a saúde na Terra?

A falta de ozônio pode causar um enorme impacto na saúde humana e animal, bem como nas vegetações, crescimento das plantas, causando diminuição da produtividade agrícola e diversos impactos ambientais que estão surgindo com o aquecimento global. 

Para se evitar a redução do ozônio, o  protetor solar da Terra, medidas estão sendo tomadas como redução de produtos que destroem o ozônio como aerossóise sistema de refrigeração.

7- Quais produtos químicos podem prejudicar a camada de ozônio?

Os produtos químicos que destroem  a camada de ozônio são chamados de substâncias destruidoras de Ozônio e elas quando entram em contato com o ozônio destrói o gás e libera átomos de cloro e bromo.

Produtos amplamente usados nos refrigerantes e sistemas de ar condicionado, aerossóis, extintores de incêndio, sistemas de isolamento térmico,  produtos químicos usados na agricultura, solventes e removedores de tinta, processos de limpeza a seco e em outras aplicações industriais.podem contribuir com a destruição do ozônio e da sua camada, causando um aceleramento do aquecimento global. 

Devido a fatores ambientais atmosféricos e químicos, a destruição de ozônio é maior na região polar, sobre a Antártica.

8- Existem medidas que estão sendo tomadas para evitar a destruição do ozônio?

Devido a esses impactos ambientais e na saúde humana, as autoridades mundiais concordaram em criar o Protocolo de Montreal em 1987, que foi um acordo internacional para reduzir ou até mesmo eliminar de forma gradual a produção desses produtos nocivos e alcançar a recuperação da quantidade de ozônio em volta da terra. 

9- Como o ozônio vem sendo utilizado na saúde humana?

Ozonioterapia é um procedimento terapêutico que consiste na aplicação de gases oxigênio junto com ozônio, em proporções, em diversas vias do corpo.

O ozônio tem sido usado em várias aplicações complementares desde o início do século XX, em  algumas áreas da saúde humana, como por exemplo: tratamento de feridas, infecções, ajudando a oxigenar os tecidos e estimular o processo de cicatrização, antimicrobiano, desinfetante no tratamento dentário e de água consumível, em doenças bacterianas e anti fúngicas, modular o sistema imunológico.

10- Existem estudos que comprovem que o ozônio pode ser utilizado como tratamento complementar na saúde?

Hoje o ozônio é tema de debate político e científico e muitas são as dúvidas contra, mas também muitos são os depoimentos a favor por quem utiliza. 

Todos queremos a verdade dos fatos e saber se ele pode fazer bem ou mal a saúde. 

É uma tarefa não muito fácil de realizar, pois envolve fortes opiniões opositoras.

Mas já existem vários estudos científicos que indicam que o ozônio pode servir como um tratamento complementar em diversas situações, assim como o oxigênio vem também servindo nas situações de saúde que lhe compete. 

Em diversos estudos já ocorridos ele não se mostrou como um tratamento substituto de qualquer tipo de medicação, nem mesmo substituto do próprio oxigênio, mas como complementar, sinérgico e potencializador dos tratamentos convencionais tradicionais. 

Pode interagir bem em casos de pacientes acompanhados com exames laboratoriais com variações de parâmetros leves e sem manifestar doenças crônicas ou graves e que precisem de aliviar dores, inflamações, ferimentos leves e imunidade ligeiramente baixa. 

Sempre acompanhado de profissionais habilitados que acompanhem os exames laboratoriais e que respeitem as contraindicações adequadas. 

Vários órgãos profissionais da saúde já reconheceram como válidas as pesquisas científicas já realizadas, pois os pacientes que eles acompanham em geral apresentam o quadro menos graves. 

Mas como a medicina envolve quadros mais graves e de doenças mais complexas e o uso de medicamentos químicos, então o conselho exige maiores estudos para adotar a ozonioterapia como uma prática médica. 

É primordial para a medicina se entender como esse gás pode atuar no organismo de pessoas com doenças mais graves, hospitalizadas ou que fazem o uso de certos medicamentos imprescindíveis na conduta médica.

11- Existem situações em que já foi comprovado que o ozônio não pode ser usado?

Em primeiro lugar a ozonioterapia, assim como qualquer outra terapia complementar não deve ser usada como substituto de qualquer tipo de tratamento médico. 

A utilização do ozônio ainda não é permitida dentro dos hospitais, será permitido apenas se for dentro de estudos científicos controlados e por isso o conselho de medicina ainda não permitiu a utilização médica. 

Sabe se que é contra indicado em doenças respiratórias crônicas, alergia ou sensibilidade ao ozônio, durante a gravidez ou lactação, em doenças cardiovasculares graves como insuficiência cardíaca congestiva, angina instável e arritmias graves, bem como problemas de coagulação sanguínea, feridas abertas e graves, histórico de convulsões ou epilepsia e em casos de crianças e idosos, diabetes descompensado, anemia e hipertireoidismo.

O ozônio é totalmente contra indicado em casos da doença chamada favismo pois o paciente apresenta a deficiência de uma enzima no sangue chamada de glicose-6 fosfato desidrogenase(G6PD)
Além do mais, não é recomendada a inalação desse gás, pois se inalado é potencialmente tóxico. 

12- Em quais tipos de situações o ozônio pode ser benéfico para a saúde?

Existem muitos estudos que indicam que o ozônio pode ser benéfico quando usado de forma complementar para aliviar dores, reduzir inflamações, acelerar cicatrizações de feridas leves e modular o sistema imunológico. 

O ozônio já vem sendo utilizado desde o século XX como um tratamento complementar para pessoas com um quadro de saúde normalizado ou com variações dos parâmetros sanguíneos leves e sem apresentar doenças crônicas ou graves e tem se mostrado como um potencializador do bem estar. 

13- Existem outros gases que são utilizados em tratamentos na área da saúde?

Existem vários gases que são utilizados como tratamento na área da saúde para diversas finalidades terapêuticas. Alguns desses gases incluem: óxido nitroso usado como anestésico em procedimentos odontológicos e em cirurgias ambulatoriais leves, pois ele reduz a dor e relaxa o paciente.

Também é usado o dióxido de carbono para melhorar a circulação sanguínea periférica e oxigenação dos tecidos.O gás hélio em situações de obstrução de vias áreas e pacientes com asma grave, pois ele ajuda a reduzir a resistência do fluxo do ar. O Anidrido Carbônico é injetado sob a pele para melhorar a circulação e estimular a regeneração celular e aliviar certos tipos de dor.

O nitrogênio líquido é usado em procedimento de crioterapia para  congelar e remover verrugas, lesões pré cancerosas e outras formações cutâneas.

A hiperóxia hiperbárica para descompressão rápida, embolias gasosas, feridas crônicas que não cicatrizam e outros problemas de saúde. 

O óxido de etileno é usado em instrumentos cirúrgicos para esterilização. 


Ozonioterapia: O segredo da Saúde Através do ozônio.

A Ozonioterapia é uma técnica médica que utiliza ozônio para tratar diversas condições de saúde. Pode ser aplicada de diferentes formas, incluindo subcutânea, intramuscular, intra discal, na pele e até mesmo em tratamentos estéticos. Indicada para problemas de circulação, varizes, hérnia de disco e câncer, a Ozonioterapia possui benefícios reconhecidos, embora seu custo e segurança possam variar. Apesar de negligenciada, é elogiada pelo Dr. Lair Ribeiro. No contexto oncológico, destaca-se pela sua aplicação e benefícios no tratamento do câncer.


14- Resumo

Foi falado nesse artigo a respeito do ozônio ambiental pois é preciso haver uma maior reflexão a respeito desse assunto, pois o ozônio é imprescindível para a saúde do planeta e deve-se avaliar melhor de que forma ele pode ser usado na saúde humana. 


Desde a descoberta do oxigênio até o  seu uso hospitalar passaram-se mais de 200 anos, onde vidas poderiam ter sido poupadas. 


É necessário que mais estudos ocorram para que o ozônio não seja alvo de preconceito e que pessoas que precisem não sejam privadas do seu benefício. 


Já existem diversos outros gases que são utilizados na área da saúde e na medicina para diversos fins de tratamento complementar de saúde e de estética. 


O ozônio é um gás formado por oxigênio.

O oxigênio tem se demonstrado vital para a saúde humana em certas ocasiões hospitalares. 


Já existem várias pesquisas científicas realizadas e que serão citadas em outros artigos neste blog. Acompanhe nossas publicações. 


Já existem pesquisa científicas que demonstram os benefícios do ozônio e isso já foi reconhecido por diversos conselhos profissionais de saúde.

Embora o conselho de medicina ainda considere necessário mais pesquisas para a confirmação. 


É necessário que ocorra mais pesquisas longas e com mais participantes para que se possa entender como o ozônio pode impactar na saúde humana, especialmente de que forma ele pode reagir quando utilizado em conjunto com certos medicamentos ou em certos tipos de doenças. 


Mas ele tem se revelado benéfico para vários tipos de problemas de saúde, especialmente para pessoas mais saudáveis e com parâmetros laboratoriais mais estáveis. 


Muitos órgãos profissionais já reconheceram os estudos científicos já realizados e adotaram a ozonioterapia como técnica de tratamento complementar, como é no caso da farmácia, fisioterapia, biomedicina, odontologia entre outros. 


O conselho de medicina se mantém conservador a esse respeito, pois o uso do ozônio como tratamento hospitalar requer mais rigor e mais compreensão de que forma o gás pode interagir em pacientes crônicos e graves e com o uso de certos medicamentos. 


Mas isso não invalida o valor da ozonioterapia, nem impede que outros profissionais usem essa técnica que pode aliviar dores, aumentar a imunidade e acelerar a recuperação e cicatrização de feridas de pessoas que buscam o bem estar. 


Comente aqui em baixo para ajudar no engajamento desse post para que chegue a mais pessoas que precisem ler este artigo.


Se você teve alguma experiência com o ozônio nos conte o que achou!

15- Referências Bibliográficas

CEFAPP. O que é ozonioterapia e quem pode aplicar. 2000. Disponível em: https://grupocefapp.com.br/blog/o-que-e-ozonioterapia-e-quem-pode-aplicar/. Acesso em: 7 ago. 2023.

NEPUGA. Ozonioterapia: conheça o tratamento à base de moléculas de oxigênio. 2018. Disponível em: https://biomedicinaestetica.com.br/ozonioterapia-moleculas-oxigenio/#:~:text=realizar%20tal%20procedimento.-,Contraindica%C3%A7%C3%B5es,com%20hemoglobina%20e%20outras%20subst%C3%A2ncias.. Acesso em: 7 ago. 2023.

OBOZ. A ozonioterapia é indicada para que? 2020. Disponível em: https://www.aboz.org.br/ozonize-se/ozonioterapia-indicacoes/. Acesso em: 7 ago. 2023.

Post a Comment

Portal de Bem Estar
Portal de Bem Estar