Silviane Silvério - Promotora de Bem Estar. Há 15 anos ajudando pessoas a fazer tratamentos naturais eficazes para o bem estar. Crth br 1741.
Você já ouviu falar em pectina? Essa palavra pode não ser muito familiar, mas ela está presente em muitos alimentos que consumimos, especialmente nas frutas e verduras.
Neste artigo, vamos explicar o que é pectina, para que serve, quais são suas fontes e como preparar em casa.
1- O que é pectina?
A pectina é um:
- um carboidrato formado por várias unidades de açúcares, presente nas plantas, proporciona estrutura e resistência a elas, unindo as suas células entre si.
- um tipo de fibra solúvel que tem diversas propriedades benéficas para o nosso organismo.
2- Quando a pectina foi descoberta?
A pectina foi descoberta em 1825 pelo químico francês Henri Braconnot, que obteve através de maçãs cozidas.
Desde então, ela vem sendo usada na indústria alimentícia como um agente espessante e gelificante, principalmente na produção de geleias, compotas, doces, iogurtes, sucos e outros produtos.
3- Para que serve a pectina?
Consumir pectina pode proporcionar vários benefícios a seu organismo pois ela oferece uma fibra que facilmente se dissolve em água e forma um gel viscoso no estomago e intestino, proporcionando mais resistência ao sistema digestivo.
Esse gel tem as seguintes funções:
- Aumenta o bolo fecal e hidrata as fezes, facilitando o trânsito intestinal e prevenindo a prisão de ventre e a diarreia;
- Aumenta a sensação de saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, diminuindo o apetite e favorecendo a perda de peso;
- Funciona como alimento para as bactérias benéficas do intestino, pois atua como um prebiótico, melhorando a flora intestinal e fortalecendo o sistema imunológico;
- Reduz o colesterol e os triglicerídeos, pois aumenta a excreção de gorduras nas fezes, já que as fibras diminuem a sua absorção no intestino;
- Ajuda a controlar a glicemia, pois as fibras diminuem a absorção de glicose no intestino, evitando picos de açúcar no sangue.
4- O que os estudos recentes sugerem a respeito da pectina?
Alguns estudos sugerem que a pectina pode ter efeitos anti-inflamatórios e anticancerígenos, especialmente no cólon, pois pode inibir o crescimento de células tumorais e estimular a apoptose (morte celular programada).
Numa universidade de São Paulo ocorreram estudos a respeito da pectina presente no chuchu, mamão verde e maracujá podem proporcionar efeitos feitos anti-inflamatórios e anticancerígenos, especialmente no cólon, pois pode inibir o crescimento de células tumorais e estimular a apoptose (morte celular programada), pois ela melhorar a atividade biológica em vitro, indicando a possibilidade de ser usado como suplemento alimentar.
5- Quais são as fontes de pectina?
A pectina pode ser encontrada naturalmente em muitas frutas e verduras, sendo mais abundante nas cascas e nas sementes.
As frutas mais ricas em pectina são:
- as cítricas (laranja, limão, tangerina),
- as maçãs,
- as amoras,
- as groselhas
- os pêssegos.
Já os vegetais mais ricos em pectina são:
- a cenoura,
- o tomate,
- a batata,
- a beterraba,
- a ervilha.
Também é possível comprar pectina em lojas de nutrição e farmácias, na forma líquida ou em pó.
Essa pectina é extraída principalmente das cascas de frutas cítricas ou das maçãs.
Ela pode ser usada para fazer receitas caseiras de geleias, bolos, biscoitos, iogurtes e outros alimentos.
6- Existe alguma Receita para fazer pectina em casa?
Uma forma simples e econômica de obter pectina em casa é fazer uma extração caseira a partir das maçãs.
Veja como fazer:
- Lave bem 10 maçãs verdes inteiras, com casca e sementes;
- Corte-as em pedaços pequenos e coloque-as para cozinhar em 1,25 litro de água;
- Após o cozimento, coloque as maçãs e o líquido sobre uma peneira coberta com gaze, de forma que as maçãs cozidas consigam passar lentamente pela gaze;
- Deixe a filtragem acontecer durante toda a noite;
- No dia seguinte, o líquido gelatinoso que passou pela peneira é a pectina da maçã, que pode ser congelada em porções para usos futuros.
A proporção utilizada deve ser de 150 mL de pectina para cada dois quilos de fruta.
Você pode usar essa pectina para fazer geleias de frutas mais cremosas e saudáveis.
7- Resumo:
A pectina é uma fibra solúvel que está presente nas plantas e que traz vários benefícios para a nossa saúde.
Ela ajuda a regular o intestino, a controlar o colesterol, a glicemia e o apetite, além de ter potencial anti-inflamatório e anticancerígeno.
A pectina pode ser encontrada em frutas e verduras, especialmente nas cascas e nas sementes, ou pode ser comprada ou feita em casa.
Ela é usada na indústria alimentícia como um espessante e gelificante natural, sendo um ótimo ingrediente para fazer geleias caseiras.
Tenha sempre em casa frutas ricas em pectina e inclua pelo menos uma vez por dia nas suas refeições, pois assim você pode promover equilíbrio para o seu sistema digestivos promovendo o seu bem estar.
Espero que você tenha gostado deste artigo sobre o que é pectina e quais são seus benefícios para a saúde. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!
Referências Bibliográticas:
NASCIMENTO, Raissa Sansoni do. Estudo dos efeitos biológicos das pectinas extraidas de diferentes tipos de frutos no tratamento de celulas de cancer do epitélio intestinal. 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-29062021-141559/publico/Raissa_Sansoni_do_Nascimento_DD_Original.pdf. Acesso em: 6 jul. 2023.
Postar um comentário