🌱Existem plantas medicinais que baixam a glicemia sem afetar a pressão arterial?




1- Por que devemos ter cuidado no uso de plantas medicinais?

Nos dias atuais as pessoas em geral e principalmente a partir da meia idade, sofrem de várias doenças crônicas não transmissíveis ao mesmo tempo e isso pode ser bem complicado quando se quer utilizar um produto natural ou um chá que ajude de forma complementar e de forma que não cause danos a saúde ou efeitos indesejáveis.

Uma atitude muito importante é seguir orientações de um profissional qualificado, pois a Fitoterapia é uma ciência que demanda:

  • tempo de estudo, 
  • conhecimento, 
  • aprendizagem, 
  • experiência, 
  • qualificação profissional. 

2- Quais  são as ervas que podem baixar a glicemia sem alterar a pressão arterial?

Esse é um assunto muito importante pois algumas plantas podem alterar a pressão arterial e picos de pressão alta ou quedas de pressão podem causar danos sérios a saúde e esse é um tipo de distúrbio que necessita ser acompanhado pelo médico e com a devida prescrição. 

Algumas plantas podem ajudar a reduzir a glicemia sem afetar a pressão arterial, mas é importante lembrar que o uso de plantas para controlar a glicemia deve ser feito com cautela e sob orientação médica. 

Abaixo, seguem algumas plantas que podem ter propriedades hipoglicêmicas e não parecem afetar a pressão arterial:

Nome da plantaDescrição
CanelaEspeciaria utilizada como remédio natural, demonstrando reduzir a glicemia em pessoas com diabetes tipo 2, sem afetar a pressão arterial.
Gymnema sylvestrePlanta medicinal tradicional da Índia, com estudos indicando redução da glicemia em diabéticos tipo 2, sem afetar a pressão arterial.
BerberinaAlcaloide encontrado em diversas plantas, podendo ajudar a reduzir a glicemia em diabéticos tipo 2, sem impactar a pressão arterial.
FenugreekPlanta medicinal conhecida por suas propriedades antidiabéticas, reduzindo a glicemia em diabéticos tipo 2 sem influenciar a pressão arterial.
Pata de vacaA Bauhinia forficata pode reduzir a glicemia sem afetar significativamente a pressão arterial, devido a seus compostos reguladores da glicose.

É importante lembrar que o uso de plantas para controlar a glicemia deve ser feito com cautela e sob orientação médica, especialmente se você estiver tomando medicamentos para diabetes ou pressão arterial.

3- Quais as recomendações extras para quem sofre de diabetes e hipertensão arterial?

A diabetes e a hipertensão arterial são doenças que podem afetar a saúde da pessoa  e pode causar sérios danos e levar a outras doenças e consequências. 

Por isso o melhor remédio é prevenir mesmo antes da doença se manifestar. Especialmente pessoas que já tenham familiares que sofrem dessas enfermidades. 

Além de acompanhamento médico regular, com exames periódicos de glicemia e ainda  é importante manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente para controlar a glicemia e a pressão arterial. 

Eu como terapeuta observo muitas pessoas que muitas pessoas não dão a devida importância a esses dois tipos de distúrbios e pensam que só de usar os remédios passados pelo médico irá resolver o seu problema mantendo a pressão e a glicemia normais, mas até mesmo nas bulas dos remédios farmacêuticos existe referência que os remédios só irão surtir efeito com acompanhamento médico, dieta e exercícios físicos.  

4- Qual atitude se deve ter quando tem a glicemia ou a pressão arterial alterada?

Quando uma pessoa apresenta em exames em esses dois parâmetros alterados deve ter constante atenção nos seguintes procedimentos:

- medir periodicamente a pressão arterial 

Principalmente se passou por um stress emocional, pegou sol quente ou comeu algo mais salgado

- medir periodicamente a glicemia 

Principalmente se consumiu  massas, arroz branco, doces, sorvetes, chocolates ou frutas com alto teor de açúcar


Frequência cardíaca - Relógio Inteligente Glicose no Sangue Rastreador Fitness | Frequência Cardíaca Multifuncional PPG Monitoramento Glicemia ECG Fovolat

Este smartwatch rastreador de fitness oferece uma proteção abrangente para a saúde do coração, monitorando a pressão arterial, gravando eletrocardiogramas e até realizando medições não invasivas de açúcar no sangue, temperatura corporal e níveis de oxigênio. Além das funções de saúde, apresenta versatilidade com previsão do tempo, monitoramento do sono, cronômetro, despertador e muito mais. Com diversos modos esportivos, auxilia em atividades como ciclismo, corrida e ioga. Sua interface fácil de usar facilita o monitoramento, e sendo à prova d'água, é ideal para qualquer condição climática. Um presente perfeito para diversos perfis, incluindo entusiastas de fitness, amigos e familiares interessados em manter o controle de sua saúde.

5- Resumo:

As plantas Gymnema sylvestre, berberina, feno-grego e pata de vaca podem ajudar a baixar a glicemia sem alterar a pressão arterial. 

Ainda podem oferecer inúmeros benefícios a saúde. 

Além disso para baixar a glicemia é necessário acompanhamento médico, de exames laboratoriais, de medição da pressão arterial, dieta balanceada e exercícios físicos. 

Além disso, é possível ter um acompanhamento terapêutico para o uso de plantas medicinais podem complementar de forma alimentar o seu tratamento médico. 

6- Referências Bibliográficas:

CARVALHO, Luciana Silva de. PLANTAS MEDICINAIS NO TRATAMENTO DE DIABETES MELLITUS. 2023. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/semi2011_Luciana_Carvalho_2c.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.

Como citar esse artigo:

SILVÉRIO, Silviane. Existem plantas medicinais que baixam a glicemia sem afetar a pressão arterial? 2023. Disponível em: https://promocaodebemestar.blogspot.com/2023/07/existem-plantas-medicinais-que-baixam.html. Acesso em: 5 jul. 2023. (alterar essa data para o seu acesso)

Post a Comment

Portal de Bem Estar
Portal de Bem Estar